Para o século 21 possa dar certo, cada pessoa deve reutilizar ou reusar suas próprias águas. Aqui na ecovila, as águas de descarga do esgoto sanitário, seguem um tratamento em tanques sépticos para posterior reuso em pomares através da ferti-irrigação, e as águas de chuveiro e pias vão para um tratamento mais simples, chamado zona de raízes.
As águas de chuva deverão ser coletadas pelos telhados, armazenados em reservatórios (subterrâneos ou imitando laguinhos ornamentais) e utilizados para irrigar jardins, lavar o chão e dar descarga. Cada residência deverá instalar aquecedor solar, a fim de contribuir com o programa nacional de economia energética.
Água pluvial
A casa e o calçamento que se constrói impedem a chuva de penetrar no solo, causando erosões além de diminuir a recarga do lençol freático. Em média, na região Sudeste cada m² de telhado impede 1200 a 1600 litros de água por ano. Um telhado pequeno de 100 m² causa uma erosão superficial de 120.000 a 160.000 litros por ano.
Por isso um reservatório de águas pluviais além de impedir a erosão, nos permite utilizar essa água limpa em diversos usos secundários, tais como irrigar jardins, dar descarga, lavar roupa, etc.
Na Ecovila Clareando, já existe uma equipe treinada para construir esses reservatórios e sistemas de esgoto, que além de gerar novos empregos, criam oportunidade para atender à vizinhança.