Ecovila Clareando

Tratamento de esgoto

Ecovila Clareando

Nas residências normais, a água da descarga, que é a mistura de 10 litros de água limpa com 200g de fezes ou 300ml de urina, se misturam com a água semilimpa do chuveiro, pias e tanques para formarem um volume final de 200 litros de esgoto por dia, ou cerca de 60.000 litros por ano por pessoa.

Ecovila ClareandoEsse procedimento não condiz com uma nova realidade que incomoda quem já está desperto para a alfabetização ecológica. Na Ecovila Clareando, a água do esgoto será obrigatoriamente separada das demais águas, pois podem seguir por tratamentos diferenciados. Existem vasos sanitários com descarga mínima já construídos para essa nova consciência.

O esgoto bruto passa por uma mini estação de tratamento anaeróbio e seu efluente final já clarificado passa sua fase oxidativa ou aeróbia em valas de infiltração sub superficial, podendo ser aproveitado por árvores frutíferas sem nenhum problema. Esse sistema atende à norma técnica NBR 7229/93 da ABNT.

As águas servidas do chuveiro, pias e tanques passam por um tratamento biológico denominado leito de raízes, podendo ser utilizado em irrigação e outras usos menos nobres. Esse sistema pode ser construído em módulos pré-fabricados na própria obra , e gerenciado por profissionais capacitados para essa atividade.

Lixo doméstico

Cada pessoa produz em média 1 kg de lixo por dia, sendo 500g orgânico e 500g inorgânico. A parte orgânica pode servir de complemento alimentar para galinhas ou para vermicompostagem (minhocas) ou mesmo para a horta e pomar. A fração inorgânica pode ser reciclada em programa já existente da prefeitura de Piracaia.

 
 
Desenvolvido e administrado por Andre Cozza